sábado, 23 de junho de 2012

Chás Terapêuticos

Olá bom dia, hoje trago-vos mais um trabalho que fiz, desta vez sobre chás. Espero que gostem. 




           O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, ou raízes de chá. Geralmente é preparado com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado que pode incluir oxidação, fermentação, e o contacto com outras ervas , especiarias e frutos. 
     O chá é tradicionalmente usado, nos seus países de origem, como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos.

           Recentemente, cientistas têm-se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo da ervanária, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar.
            No entanto, há que ter em conta que todos os tipos de chá são ricos em cafeína e saponinas que, quando ingeridas em excesso podem causar danos no organismo.

Chá de Camomila
            É um chá extremamente delicado com aroma suave mas, possui muita eficácia como anti-inflamatório e contra perturbações estomacais.
        O chá de Camomila é Indicado para : Espasmos; cólicas menstruais; diarreia; febre; insónia, dor de barriga, Náuseas .
         Preparo e uso: Tomar após as refeições, principalmente após o jantar, o que vai garantir uma noite tranquila e bem dormida.



Chá de Equinacia

         Equinacea é uma planta nativa da América do Norte, para a qual são atribuídas propriedades imuno-estimulantes que promovem os mecanismos de defesa do organismo humano. O chá de Equinacea é indicado para: na profilaxia e tratamento complementar de infecções respiratórias, gripes, resfriado comum, faringite, rinite e sinusite.
Chá de Perpétua-Roxa
       A perpétua-roxa pertence á família das Amarantáceas e é originária das regiões tropicais. Trata-se de uma planta anual, que possui caules longos, erectos, compostos por folhas ver­des, ovais e opostas.
      O chá de perpétua-roxa é indicado para: dores de garganta; afonia; expectoração; rouquidão e algumas inflamações do aparelho digestivo. 
Chá de Arnica
             A arnica é originária das regiões montanhosas do norte da Europa e desde tempos remotos é usada na cicatrização de ferimentos graças às suas propriedades regeneradoras de tecidos. É também analgésico e anti-inflamatório.
             O chá de Arnica é indicado para: traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares; ainda como anticéptico em afecções bucais e furúnculos e também hemorragias, febres, desinterias, infecções renais, inflamações oculares, problemas circulatórios e cardíacos.

Chá de Salvia

        A salvia é uma planta pequena, um arbusto que chega, no máximo, a meio metro de altura. Possui muitos ramos e flores azuis. Suas propriedades medicinais, no entanto, residem nas suas folhas, que contém um óleo aromático, além de resinas e bálsamos.
       O chá de salvia é indicado para: Tónico mental, azia, bronquite, catarro, diabetes, diarreia, digestivo eficaz, estomatite, gengivite, inflamação, excesso de oleosidade, reumatismo, vómito, tosse, menopausa, faz vir à menstruação, náuseas e infecções na pele. 

Chá de Guaraná
       O chá de guaraná , recebeu este nome em homenagem aos índios guaranis. Alem de cafeína e teobromina, o pó do guaraná contem fibras, amido, acido titânio, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitamina A. O chá de guaraná é indicado para: Reconstituinte, estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Pela cafeína que possui, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tónico potente. Energético, estimulante, adstringente tónica e estimulante do apetite, diurético, contra diarreia.

Chá de Maracujá
      O maracujá é famoso pelas suas propriedades calmantes. A principal substância fitoterápica do maracujá é a passiflorina.
A fruta do maracujá é rica em fibras alimentares, beta-caroteno e potássio. Maracujá também é boa fonte de vitamina C e é considerado bom para pessoas com pressão alta.   Alguns estudos indicam que a casca da fruta do maracujá poderia ajudar no controle dos sintomas de asma. O chá de maracujá é indicado para: Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insónia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.



Chá Mate
        O chá mate é uma infusão típica das gastronomias do Cone Sul. É uma bebida de sabor amargo, similar ao chimarrão, mas mais suave, com as mesmas propriedades estimulantes e nutricionais deste. O chá mate é comercializado também em saquinhos, como o chá comum ou em forma solúvel, como o café.          O chá mate é indicado para: Stress, estados depressivos, fadiga, celulite, estimulante mental e físico, circulação, facilita a digestão e favorece a evacuação. É considerado ainda um óptimo remédio para a pele e regulador das funções do coração e da respiração alem de exercer um papel importante na regeneração celular.

Chá de Urtiga

       Urtiga é  da família da Urticaceae e é rica em vitamina C e minerais. A urtiga é utilizada como planta medicinal, comestível e fonte de clorofila
      O chá de Urtiga é indicado para: Sistema urinário, regenera os tecidos dos rins e alivia os cálculos renais, cistites, incontinência, nefrites, aumenta a produção de leite das mulheres que estão a amamentar, artrite e gota.  

Chá de Carqueja
             A carqueja é de um arbusto verde como uma planta perene, que cresce na América do sul.
             O Chá de carqueja é indicado para: fertilidade das mulheres e a virilidade dos homens, doenças relacionadas ao sistema digestivo, apoiar o fígado, aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, hipertensão, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue, reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias, contracção intestina. A carqueja impede o desenvolvimento de úlceras. 





Deia's World




Sem comentários:

Enviar um comentário