Olá, Boa tarde :D
Hoje vou falar-vos sobre um filme que vi esta semana, na aula de C.L.C. Espero que gostem.
Hoje vou falar-vos sobre um filme que vi esta semana, na aula de C.L.C. Espero que gostem.
Rear Window ( A janela Indiscreta)
O filme foi realizado nos Estados Unidos, em 1954, por Alfred Hitchcock e James C. Katz. A sua produtora foi a Paramount. Da ficha técnica destaco a excelente música de Franz Waxman e também a excelente fotografia de J. McMillian Johnson e Hal Pereira.
Sinopse:
O filme trata a história de L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional que partiu a perna enquanto trabalhava, e que se viu obrigado a ficar em casa numa cadeira de rodas. Como Jeff não tinha muito que fazer em casa, nem muitas opções de lazer, começa a investigar a vida dos seus vizinhos com uma máquina fotográfica. Numa dessas “investigações” Jeff vê alguns acontecimentos que o levam a desconfiar que um homem matou a sua mulher e escondeu o corpo. No desenrolar do filme sucedem muitas situações que confirmam que o seu vizinho cometeu um crime. E, com a ajuda da sua noiva Lisa, Jeff consegue provar que está certo no final do filme.
Apreciação:
Eu gostei imenso do filme, pois dá para percebermos que, às vezes, vidas que passam despercebidas podem envolver aspectos fascinantes mas também sinistros. Muitas vezes, os casais fingem-se felizes para ficar bem perante a sociedade, mas no entanto dentro de casa, existem maus-tratos de parte a parte. O ditado que diz “as aparências iludem” cada vez se confirma mais. Iludem e muito, pois por vezes, vemos famílias lindas e felizes, e até podem ser mesmo, mas 10 em cada 50 são fachada. E outras vezes vemos casais que fora de casa não tem muita intimidade, e que não se mostram o casal mais feliz do mundo, mas são muito felizes e não precisam de mostrar isso às outras pessoas, por isso se chama “intimidade”.
O filme retrata também uma história de amor, entre o fotógrafo e uma jornalista de moda, muito fashion . Inicialmente Jeff acha-a demasiado perfeita e tem medo de se envolver com ela por causa disso. O que os aproxima é que Lisa consegue provar a Jeff que também é capaz de ter algum espírito de aventura e a meio do filme, já estão tão envolvidos um com o outro sem darem conta disso. Foi preciso ela provar lhe que era corajosa para ganhar a confiança dele.